14 de janeiro de 2009

Susto II

Não é a primeira vez que apanho um susto - já aqui escrevi de quando caí de um banco de plástico enquanto o segurava ao colo. Mas não foi nada como o de ontem à noite, em que pela primeira vez ele se magoou - não tendo sido mais grave por muita sorte.

De há uns tempos para cá, quando o temos na espreguiçadeira e lhe começa a dar o sono, ele gosta que o sentemos ao nosso colo. Entretém-se a olhar para o que o rodeia e chega mesmo a adormecer calmamente. Ontem estava assim, sentado na minha perna, enquanto eu estava ao computador - segurava-o com um braço, usando o outro para o rato e o teclado. Não sei como aconteceu - se tirei o braço, se afrouxei -, sei apenas que de repente o vi atirar-se de cabeça para a frente (coisa que faz muitas vezes) e, sem amparo, ir bater em cheio com a cara na quina da mesa.

Acho que entrei em pânico. O choro dele, um golpe (na verdade pequeno e pouco profundo, mas que na altura me parecia gigantesco) no nariz, o sobrolho esfolado, tudo isso me fez sentir uma culpa profunda.
Acabou por não ser nada de especial, o choro dele passou depressa e pouco depois já se ria para nós. Ficou com o tal golpe, com uma esfoladela no sobrolho e uma nódoa negra na testa, que não deu em galo não sei bem como. Provavelmente será o primeiro de muitos outros 'dói-dóis'. Mas não consegui evitar ficar o resto da noite (e ainda boa parte do dia de hoje) aflito a pensar no que poderia ter acontecido caso aquela cabeçada tivesse sido um pouco mais mal dada.

8 comentários:

SONHADOR disse...

espero que já esteja melhorzito.
a minha filhota, quando lhe aconteceu o primeiro galo, também me sentia assim, sempre a pensar se ele estaria realmente bem.

como me disse a médica que a viu, na altura, mesmo que a nós doa o facto de aquilo ter acontecido, temos de ser fortes e tentar, ao máximo, mostrar coisas para os distrair enquanto os tratamos.

Conselho de Pai para Pai.

Supertatas disse...

é da casa, o meu irmão partiu aí a cabeça pela primeira vez e o minúsculo tb foi aí que abriu o sobrolho pela primeira vez.
qualquer dia ele tb vai ver o senhor piano -3 -3 -3

sunflower disse...

O filho de 1 amiga da minha amiga Alex (confuso? ;D) no outro dia "atirou-se" da caminha de grades depois de acordar da sesta. Resultado: 1 fissura no crânio que demorará algum tempo a sarar...foi 1 susto e tanto também. Já para não falar no próprio filho da minha amiga Alex que (ela confirmará quando ler isto) é 1 "louco" e tem de haver 10 olhos sempre a vigiá-lo para não se matar.
Eu que não sou mãe, mas vivo rodeada de crianças posso dizer-te que estes serão os primeiros de alguns sustos. Nada de grave, como aliás o sorriso do pequeno petiz demonstrou.
P.S.1 já tenho saudades do meu subrinhinhu! :)
P.S.2 alonguei-me no comment...será do adiantado da hora! ;D

Supertatas disse...

é precisamente por isso, porque já apanhei o vasco de perna alçada, que tenho que lhe tirar as grades da cama em breve, sob pena de ele me aparecer todos os dias na minha cama.

Luísa disse...

Coitadinho do camarãozito! As melhoras dele!
Sim, como mãe de um rapaz sempre cheio de nódoas negras aviso que é a primeira de muitas!

lavandaria disse...

acho que eles nos vão dando sinais de que é preciso aumentar a atenção. quando sao muito bebés não tem consquências deixá-los no meio da nossa cama enquanto vamos buscar a fralda, mas há 1 dia é que dão meia volta sozinhos, e aí percebes que até saberem rebolar até ao chão é um passo. com o sebastião bebé eu punha a espreguiçadeira em cima da mesa e mantinha a minha mão com ele enquanto trabalhava com a outra. um dia pisgou-se da espreguiçadeira, quase mesa a baixo. fiquei a tremer e interpretei os sinais :-) em cima da mesa, jamais.

como em quase tudo na vida, ajuda estar atento aos sinais. embora acidentes e imprevistos venham sempre a acontecer.

ah, o sebastião já caiu da minha cama.. fui p o hospital em lisboa, a chorar baixinho (ao mm tempo que tentava cantar para ele não me sentir aflita) e a achar que o puto não podia ter tido mais azar com a mãe qque lhe calhou..

beijinhos

Virgínia disse...

Para ele passou logo. Para o pai é que não passa. E depois das dores físicas chegam as psicológicas, emocionais, existenciais.... sobre essas ando agora a aprender.
A verdade é que eles são muito fortes.

Alexamaral disse...

Confirmo o que diz a Sunflower... a partir de agora é só sustos! Lá por volta dos 3 anos acalmam... e os rapazes são bem piores que as meninas! Por isso, coragem e atenção, que eles crescem de dia para dia e com o seu crescimento aumenta a tendência para o disparate e para o perigo a toda a hora! Bjs e as melhoras do babe.