8 de abril de 2008

Meses, semanas...

Sempre me irritou aquela mania de medir a idade dos bebés em meses em vez de anos. Quando pergunto a algum amigo que idade tem o seu filho e ele me responde com "ah, já tem 17 meses", entro numa espiral de cálculos mentais que era escusada - porque é que não se diz apenas "tem um ano e picos"? E a partir de quando é que se deixa de usar os meses para passar a usar os anos? Há regras para isto? Quando me perguntarem a idade também posso dizer "ah, já tenho 383 meses"?

Mas se os meses irritam, ainda irritam mais as semanas. Nesta fase da gravidez, quando alguém pergunta de quantos meses está a mãe, eu sei lá responder - parece que agora só se pensa em semanas. Dou por mim a responder "ora bem... vai fazer agora a ecografia das 22 semanas... por isso... ora.. um mês tem um bocadinho mais de 4 semanas... são para aí uns 4 meses... acho eu...".

Isto chateia. De tal maneira que cada vez mais me convenço que vou ter de fazer uma t-shirt destas:

Digo-vos, seria um descanso!

5 comentários:

leandro ribeiro disse...

Olha, boa ideia :D

lavandaria disse...

:-)
eu fiquei "presa" quase 2 meses nos 6 meses da gravidez... normalmente faz-se a equivalência de 1 mês para 4 semanas, ie, 30 semanas=7,5meses. mas, se a gravidez dura 40 semanas, às 30 semanas faltam ainda 10semanas, que são 2,5meses pela mesma proporção.ora, se faltam 2,5meses, então a gravidez tem 9-2,5=6,5 meses! havia pessoas que faziam as contas apartir do fim, outras do início!

enfim
e no fim de tudo isto o sebastião nasceu exactamente 9 meses depois da data da contagem dos tempos. de 2 de fevereiro a 2 de novembro, 9 meses.. e nós a complicar

:-)
ritaR

BE disse...

rita, é esse instinto de contar 4 semanas = 1 mês que estraga tudo, porque na verdade em vez de 28 dias, um mês tem 30/31. e isso complica bastante quando se está, sei lá, nas 19 semanas, e se tem de fazer as contas para quantos meses são.
enfim, é como eu digo: nasce em Agosto. basta isso :)

Mary disse...

http://www.buscaaqui.com.br/downloads/baixar.php?cod=5273

creio que isso vá ajudar;)
calcula as semanas em meses.
bjs

Supertatas disse...

quando falei sobre esta questão no babygrows responderam-me com isto:

* 1 Mês: 4 semanas e 2 dias
* 2 Meses: 8 semanas e 4 dias
* 3 Meses: 13 semanas
* 4 Meses: 17 semanas e 2 dias
* 5 Meses: 21 semanas e 5 dias
* 6 Meses: 26 semanas
* 7 Meses: 30 semanas e 2 dias
* 8 Meses: 34 semanas e 5 dias
* 9 Meses: 39 semanas